Início » Audiências públicas do projeto Rota Sorocabana serão realizadas nos dias 22 e 25 de março

Sessões públicas para concessão do trecho rodoviário serão realizadas em Sorocaba e São Paulo. Investimento previsto é de R$ 7,3 bilhões

O Governo do Estado de São Paulo, por meio da Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp), realiza nos dias 22 e 25 de março as audiências públicas presenciais relacionadas à concessão rodoviária nomeada de Rota Sorocabana. O objetivo é colher sugestões e contribuições da sociedade em relação ao projeto, estudo, edital e contrato.

Nesta sexta-feira (22), será a primeira sessão pública, em formato presencial. A Audiência Pública nº 01/2024 acontecerá no Auditório SEST-SENAT Sorocaba, às 9h, na Rua Adalberto Panzan, 180 – Boa Vista, em Sorocaba. A participação é aberta e não é necessária a inscrição prévia dos interessados em participar apenas como ouvintes. As inscrições para manifestação oral para essa data já foram encerradas.

A próxima audiência será realizada em formato híbrido (com participação presencial e on-line) e acontecerá no dia 25 de março, às 9h, no Auditório do Departamento de Estradas de Rodagem (DER), na Avenida do Estado, nº 777, 5º andar, São Paulo. O espaço tem capacidade para 185 pessoas e é aberto para todos os interessados em participar apenas como ouvintes. Quem desejar fazer manifestação oral, de forma presencial ou por videoconferência, deverá fazer a inscrição por meio do link: https://forms.gle/WnUbV5ZofKkWTCp26. Os cadastros poderão ser feitos até hoje, 21 de março de 2024.

Para participar da audiência, os interessados deverão seguir o regulamento publicado no site da Artesp (menu Transparência >> Audiências e Consultas Públicas).​

Rota Sorocabana

O projeto abrange 450 quilômetros (km) de rodovias localizadas na região Sudoeste do Estado e a concessão será pelo maior valor de outorga fixa. A previsão é lançar o edital ainda neste semestre e realizar o leilão no terceiro trimestre de 2024. O investimento previsto é de R$ 7,3 bilhões em 30 anos.

A concessão inclui dez rodovias: SP 270, SP 280, SP 264, SP 250, SP 139, SP 079, SP 075, SPI 091/270, SPA 103/079 e SPA 104/079, e vai beneficiar 18 municípios. O projeto prevê investimentos para duplicação de 73,7 km, implantação de 27,74 km de faixas adicionais; 52 novos dispositivos, 18 novas obras de artes especiais; 18 novas passarelas, 272,92 km de acostamentos e 168 pontos de ônibus.

Saiba mais: Consulta Pública para concessão de trecho rodoviário Rota Sorocabana está aberta