Secretaria de Parcerias em Investimentos

Secretaria de Parcerias
em Investimentos

Início » Concessões e PPP são temas de Fórum de Infraestrutura promovido pela ABDIB
Share

Concessões e PPP são temas de Fórum de Infraestrutura promovido pela ABDIB

Evento foi realizado em Belo Horizonte (MG) e contou com a presença da SPI, que apresentou os principais projetos do Estado

Na terça-feira (31), o secretário executivo de Parcerias em Investimentos (SPI), André Isper Rodrigues Barnabé, participou do Fórum de Infraestrutura Regional – Edição Sul e Sudeste, organizado pela Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (ABDIB), que teve como objetivo debater os projetos estaduais de concessão, os investimentos e a segurança jurídica. O evento foi realizado em Belo Horizonte (MG).

O secretário executivo apresentou os principais projetos do Estado que foram qualificados no âmbito do Programa de Parcerias e Investimentos (PPI-SP) e que estão divididos em quatros eixos: rodovias, mobilidade urbana, social, saneamento, água e energia. Para Barnabé, o PPI é uma política importante para atração de recursos privados que vão promover melhorias na mobilidade urbana e na universalização do saneamento do estado paulista, por exemplo.

“O programa de mobilidade de São Paulo abrange trilhos em geral, com foco, neste primeiro momento, no Trem Intercidades e nas linhas metropolitanas da CPTM. Porém, não deixa de lado o Metrô. Estão sendo estudadas alternativas para expansão da participação privada no sistema metroviário de São Paulo, que é algo que já vemos com muito sucesso na Linha 6”, afirmou o representante da SPI.

Fórum ABDIB

O ABDIB Fórum tem o objetivo de impulsionar o desenvolvimento da região através da apresentação das potencialidades econômicas e sociais, identificando os principais projetos de infraestrutura em desenvolvimento nos vários estados brasileiros. Nesta edição, Minas Gerais sediou o evento.

A SPI marcou presença em dois painéis de discussão promovidos pela Associação, sendo o primeiro sobre “Potencialidades Econômicas e Segurança Jurídica para atração de investimentos nos Estados das regiões Sul e Sudeste”, e no painel que abordou os “Principais Projetos de PPPs e Concessões dos estados das regiões Sul e Sudeste”.