Secretaria de Parcerias em Investimentos

Secretaria de Parcerias
em Investimentos

Início » Equipes da SPI e CMCP visitam sítio arqueológico nas obras da Linha 6-Laranja
Share

Equipes da SPI e CMCP visitam sítio arqueológico nas obras da Linha 6-Laranja

Escavações tiveram início em 2023 e mais de 20 mil peças já foram localizadas. Trabalho visa preservar história cultural da cidade e do bairro

Representantes da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) e da Comissão de Monitoramento de Concessões (CMCP) realizaram, na terça-feira (19), visita ao sítio arqueológico encontrado durante a execução das obras da Linha 6-Laranja do metrô. No local, será construída a futura Estação 14 Bis, no bairro da Bela Vista.

As visitas são realizadas mensalmente pelas equipes do governo estadual para verificação e apresentação de artefatos de valor histórico encontrados pelo trabalho arqueológico realizado pela empresa especializada A Lasca Arqueologia, contratada pela concessionária Linha Uni, responsável pela implantação e operação da Linha 6.

“As escavações são criteriosas e os artefatos encontrados são apresentados de forma totalmente transparente aos representantes do IPHAN e do Movimento Saracura presentes às reuniões. O material resgatado é levado para o laboratório da A Lasca, onde passa por limpeza, análise e catalogação. Depois é disponibilizado em relatórios fotográficos e, futuramente, será apresentado ao público em um memorial ou eventual museu, de forma a preservar a memória dos grupos antepassados que viveram na região”, explica Jelson Sayeg, chefe do departamento de Implantação da Comissão de Monitoramento de Concessões e Permissões (CMCP).

O trabalho de resgate arqueológico acontece no Sítio Saracura Vai-Vai, descoberto em 2022, onde se pesquisam indícios da existência de um quilombo urbano. O sítio está situado entre as ruas Manoel Dutra e Doutor Lourenço Granato, na margem da Av. 9 de Julho, uma das vias de fundo de vale construída sobre aterros na região central da capital paulista. As escavações tiveram início em 2023 e, atualmente, mais de 20 mil peças já foram localizadas na área que alcança 6,5 metros de profundidade.

Parceria público-privada
O empreendimento da Linha 6-Laranja é uma parceria público-privada (PPP) entre o Governo de São Paulo com a iniciativa privada. As obras estão em execução e geram nove mil empregos. Após a conclusão, o ramal metroviário será operado pela Linha Uni por 19 anos.

A Linha 6-Laranja terá 15 km de extensão e 15 estações, ligando o bairro da Brasilândia, na zona norte, à estação São Joaquim, na região central da cidade, reduzindo para 23 minutos um trajeto que hoje é feito de ônibus em cerca de uma hora e meia. A linha deverá transportar cerca de 630 mil passageiros por dia.

Secretaria de Parcerias em Investimentos