Secretaria de Parcerias em Investimentos

Secretaria de Parcerias
em Investimentos

Início » Linhas concedidas terão operação semelhante ao fim de semana no feriado da Semana Santa
Share

Linhas concedidas terão operação semelhante ao fim de semana no feriado da Semana Santa

Linhas 4 e 5 de metrô e a Linha 9 de trem urbano funcionarão normalmente. Linha 8 terá sistema Paese para atender passageiros devido às obras

No feriado de Páscoa, entre a sexta-feira (29) e o domingo (31), as linhas 4-Amarela e 5-Lilás de metrô, e as linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda de trens urbanos vão circular com intervalos iguais à operação de fim de semana. Na sexta-feira e no sábado, a operação será das 4h40 à 0h, no domingo ela vai até 1h da manhã.

No caso das Linhas 4 e 5 de metrô, a oferta de trens será a mesma que circula no fim de semana, mas haverá vagões reservas em pontos estratégicos e equipes para a tripulação, no caso de aumento da demanda.

No caso dos passageiros que forem utilizar a Linha 8-Diamante, atenção! A concessionária ViaMobilidade, vai iniciar na sexta-feira (29), uma obra de melhoria na via na região da estação Palmeiras-Barra Funda, que visa reduzir o intervalo entre os trens no trecho de maior carregamento da linha. Por causa das intervenções, o embarque sentido Júlio Prestes ocorrerão na plataforma 4 de Palmeiras-Barra Funda, enquanto a plataforma 3 será utilizada para embarques no sentido Itapevi. Durante os 50 dias de obra, o trecho entre Palmeiras-Barra Funda e Júlio Prestes, que tem menor demanda de passageiros, passa a operar em looping, com intervalos de cerca de 12 minutos. Já entre Palmeiras-Barra Funda e Itapevi, o intervalo médio passa a ser de 6 minutos.

Também nesta sexta, no trecho entre as estações Carapicuíba e General Miguel Costa não haverá circulação de trens, devido a uma obra na Prefeitura de Carapicuíba. Nesse caso, haverá operação de ônibus do Paese, nos dois sentidos, para atender os usuários.

Já no domingo, entre 4h e 12h, não haverá circulação dos trens entre as estações Palmeiras-Barra Funda e Domingo de Moraes para obra de implantação de novos elevadores na estação Lapa. Durante o período ônibus da operação Paese vão atender o trecho. No restante da linha a operação estará normal.

A Linha 9-Esmeralda não sofrerá alteração no feriado e funcionará no horário normal do fim de semana.

Linhas 4 e 5

Atualmente, a Linha 4-Amarela de metrô, administrada pela ViaQuatro, opera em 12,8 quilômetros (km) com 11 estações: Luz, República, Higienópolis-Mackenzie, Paulista, Oscar Freire, Fradique Coutinho, Faria Lima, Pinheiros, Butantã, São Paulo-Morumbi e Vila Sônia. Já a linha metroviária 5-Lilás, operada pela ViaMobilidade, conta com 20,1 km de extensão e tem 17 estações.

Linhas 8 e 9 As linhas de trens metropolitanos de São Paulo, 8-Diamante e 9-Esmeralda são concessionadas à ViaMobilidade Linhas 8 e 9. A primeira é composta por 22 estações, ligando Júlio Prestes a Amador Bueno, com integração nas linhas 3-Vermelha do Metrô e 7-Rubi da CPTM. Já a Linha 9 conecta Mendes-Vila Natal a Osasco. Ela possui 20 estações e faz integração com as Linhas 4, 5 e 8.

Secretaria de Parcerias em Investimentos