Secretaria de Parcerias em Investimentos

Secretaria de Parcerias
em Investimentos

Início » Maio Amarelo: Ação interativa conscientiza população sobre riscos do celular ao volante
Share

Maio Amarelo: Ação interativa conscientiza população sobre riscos do celular ao volante

Iniciativa das concessionárias Ecovias e Ecopistas dá a chance ao público de experimentar equipamentos de simulação nesta quinta (16)

As concessionárias Ecovias e Ecopistas, junto com a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo), realizarão uma ação aberta ao público com o tema “uso do celular ao volante”, no bairro do Itaim Bibi, nesta quinta-feira (16).

Com o objetivo de conscientizar os motoristas sobre os perigos de dividir a atenção com o telefone, a iniciativa contará com recursos como simulador de impacto e também um circuito com óculos simulador de embriaguez.

A atividade faz parte do Movimento Maio Amarelo, mês escolhido para chamar a atenção da sociedade para os números de mortos e feridos em acidentes de trânsito e com a finalidade de diminuir os índices para garantir um trânsito mais seguro para todos. Neste ano, o lema da campanha é “Paz no trânsito começa por você”.

Simulador de impacto

As concessionárias farão o lançamento oficial do simulador nesta ação. Dentro do simulador, a pessoa coloca os óculos de realidade virtual, onde se enxerga no banco do motorista de um veículo em movimento. A tecnologia oferece uma experiência altamente realista, com imagem em 360° e som imersivo, mostrando o trecho da rodovia e todas as imprudências feitas pelo motorista até a colisão traseira em um caminhão.

Após a experiência, a equipe da concessionária explicará os erros que levaram à colisão, enfatizando a importância de evitar comportamentos perigosos no trânsito como uso de celular ao volante, excesso de velocidade, falta de atenção e desrespeito às sinalizações. O equipamento pode ser utilizado por maiores de 12 anos e que não apresentem problemas de saúde, já que, mesmo com baixa velocidade, é possível sentir o impacto da colisão e a projeção do corpo.

Óculos simulador de embriaguez

Além do simulador de impacto, as concessionárias levarão mais um dispositivo de conscientização no evento. O Óculos Simulador de Embriaguez utiliza um conjunto de lentes que criam uma distorção na visão, simulando os efeitos do consumo de álcool no organismo e na percepção ao dirigir sobre o efeito do álcool. A experiência é similar a níveis entre 0,38 e 0,71mg de álcool por litro de sangue, o que equivale ao consumo de duas a quatro latas de cerveja em um homem adulto com peso aproximado de 80 kg.

Serviço

Data: Quinta-feira – 16/05/2024

Horário: das 10h às 14h

Endereço: Rua Iguatemi, 105 – Itaim Bibi, na calçada da sede da ARTESP

Saiba mais: