Secretaria de Parcerias em Investimentos

Secretaria de Parcerias
em Investimentos

Início » Maio Amarelo: Ações educativas reforçam importância do cinto de segurança
Share

Maio Amarelo: Ações educativas reforçam importância do cinto de segurança

Concessionárias e Artesp promovem atividades durante todo o mês

Até o dia 12 de maio, as concessionárias de rodovias estaduais, juntamente com a Artesp (Agência de Transporte do Estado de São Paulo) promovem ações de conscientização voltadas a segurança viária, em consonância com o Movimento Maio Amarelo 2024. As cidades de Embu das Artes, Jundiaí e Araçariguama recebem campanhas reforçando a importância da utilização do cinto de segurança. Entre elas, a peça teatral “Ir e Vir: Cidadão Vigilante”.

O uso de cinto de segurança é obrigatório pelo Código de Trânsito Brasileiro (CTB), tanto para motoristas quanto para passageiros, inclusive crianças. De acordo com o CTB, o condutor ou passageiro que deixar de usá-lo comete uma infração grave. Nesses casos, o valor da multa é de R$ 195,23 e cinco pontos na Carteira Nacional de Habilitação do motorista. 

Criado pelo Observatório Nacional de Segurança Viária em 2014, o Maio Amarelo mobiliza centenas de atividades em diversas cidades do Estado, dentro da malha concedida de mais de 11 mil quilômetros. “Gerar um comportamento consciente de todos os usuários das estradas é fundamental para salvar vidas, e essa é uma prioridade compartilhada pela Agência.

O Movimento Maio Amarelo ajuda a intensificar a conscientização e mobilização, através das concessionárias e demais órgãos e instituições que participam e se engajam por um trânsito seguro, como o Detran, o Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de São Paulo (DER) e o Observatório Nacional de Segurança Viária”, destaca Milton Persoli, diretor-geral da ARTESP. 

Teatro para crianças

As crianças da rede municipal de Jundiaí recebem a peça teatral “Ir e Vir: Cidadão Vigilante”, promovida pela Companhia de Teatro Parafernália em parceria com o Instituto CCR. Agendada para esta sexta (10 de maio), a iniciativa tem como objetivo conscientizar os jovens sobre mobilidade urbana e sustentabilidade, por meio de uma narrativa lúdica e envolvente. O espetáculo – que também será apresentado hoje e amanhã (8 e 9) em Embu das Artes – acompanha as aventuras de Gael, Valentina e Lucas em busca de conhecimento sobre segurança no trânsito, explorando temas de cidadania e segurança de forma divertida. Além da apresentação, as crianças receberão cartilhas educativas para disseminar informações sobre Educação no Trânsito. 

Foto: Peça “Ir e Vir: Cidadão Vigilante”, da Cia. de Teatro Parafernália. Divulgação: CCR

Ações desta semana pela conscientização do uso de cinto de segurança:

9/5 – quinta-feira

Ação educativa Vou de Cinto – Araçariguama

Orientação para motoristas de ônibus e passageiros + folhetos informativos 

Local: Graal, SP-280, Km 53

Concessionária: ViaOeste

“Ir e Vir: Cidadão Vigilante” – Cia. de Teatro Parafernália – Embu das Artes

Peça teatral com diversas orientações de segurança, como uso do cinto de segurança e travessia segura, entre outras.

Local: Embu das Artes

Concessionária: ViaOeste

10/5 – sexta-feira

“Ir e Vir: Cidadão Vigilante” – Cia. de Teatro Parafernália – Embu das Artes

Peça teatral com diversas orientações de segurança, como uso do cinto de segurança e travessia segura, entre outras.

Horário: 9h30 e 14h

Local: Jundiaí (EMEB Prof Lázaro Miranda Duarte – R. Oliveira Lima, 22 – Vila Nova Jundiainópolis)

Concessionária: AutoBAn

Ação educativa Vou de Cinto 

Orientação para motoristas de ônibus e passageiros + folhetos informativos 

Local: Rodoviária de Jundiaí

Concessionária: AutoBAn

Essas iniciativas visam atender públicos diversos, incluindo pedestres, estudantes, ciclistas, motociclistas e motoristas particulares e profissionais, promovendo um trânsito mais seguro e harmonioso em todo o Estado de São Paulo. Confira aqui a programação do Maio Amarelo da Artesp.

Saiba mais: