Secretaria de Parcerias em Investimentos

Secretaria de Parcerias
em Investimentos

Início » No mês em que se comemora o Dia do Ferroviário, houve recorde de liberação de novos trens para linhas concedidas
Share

No mês em que se comemora o Dia do Ferroviário, houve recorde de liberação de novos trens para linhas concedidas

Novos trens fazem parte do pacote de investimentos de R$ 4,1 bilhões para os três primeiros anos de concessão da ViaMobilidade

Em 30 de abril comemora-se o dia do ferroviário. A data fecha o mês em que 5 novos trens, adquiridos pela ViaMobilidade, foram liberados pela Comissão de Monitoramento das Concessões e Permissões (CMCP) para operar nas linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda. É um recorde brasileiro da quantidade de composições liberadas em um único mês.

A ViaMobilidade já recebeu 21 novos trens da Série 8900, fabricado pela Alstom. Do total de trens recebidos para operar nas Linhas 8-Diamante e 9-Esmeralda, 14 já estão em operação e os demais seguem em fase de testes operacionais antes de entrarem em circulação. Os restantes estão programados para serem entregues pela fabricante até o final do ano.

Os trens fazem parte do pacote de investimentos de R$ 4,1 bilhões para os três primeiros anos de concessão, em contrato válido por 30 anos. As composições contam com oito vagões de aço inoxidável e tem durabilidade prevista de 40 anos.

Além disso, contam com tecnologia de ponta, ar-condicionado, sensor para contagem de passageiros, mapas dinâmicos das duas linhas, monitores e vigilância por vídeo, câmeras retrovisores, além de detectores e extintores de incêndio. Visando a segurança, todos os materiais dos revestimentos e equipamentos são antichamas.

Foto: ViaMobilidade

ViaMobilidade

A concessionária ViaMobilidade é responsável pela operação das linhas 5-Lilás, 8-Diamante e 9-Esmeralda. A Linha 8-Diamante conta com 22 estações e liga Amador Bueno, em Itapevi, à estação Júlio Prestes, no centro da capital. Já a Linha 9-Esmeralda, com 20 estações, liga Mendes-Vila Natal à Osasco.

Dia do Ferroviário

Em 30 de abril de 1854 ocorreu a inauguração da primeira ferrovia no Brasil. Sua construção foi obra do Evangelista de Souza, o famoso Barão de Mauá. O objetivo era ligar a Baía de Guanabara com a Serra de Petrópolis. Essa primeira viagem em linha de ferro no Brasil teve a presença do imperador Dom Pedro 2º e da imperatriz Tereza Cristina.

Secretaria de Parcerias em Investimentos