O Governo de São Paulo qualificou a proposta de formação de uma parceria público-privada (PPP) para a exploração de serviços e obras atualmente sob responsabilidade do Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE). Estão no escopo serviços de barragens, drenagem e desassoreamento, com indicadores de desempenho e níveis de serviço. O projeto contempla ainda a construção de piscinões na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), além da canalização, manutenção e controle de níveis de rios.
Barragens: Operação e manutenção das barragens de Pedreira, Duas Pontes e do sistema adutor. O projeto também inclui a construção, operação e manutenção das barragens Corumbatai e Pirai.
Desassoreamento: Serviço de desassoreamento, retificação de margens, controle de erosão de rios, além da manutenção da calha e controle de sedimentos do Canal Pinheiros e Rio Tietê. O escopo do projeto inclui sistema de canalização, manutenção e controle de rios; implantação, gestão e controles dos serviços de drenagem da Bacia ou do Distrito de Drenagem.
Piscinões: Construção, operação e manutenção dos 110 piscinões planejados no Programa Estadual de Recursos Hídricos (PERH), nos 39 municípios da RMSP. Proteção da cidade contra chuvas torrenciais e eventos climáticos extremos.
INFORMAÇÕES DO PROJETO
Setor: Saneamento, Água e Energia
Objeto: Operacionalização dos serviços realizados pelo DAEE, visando aumentar a eficiência e ampliar a oferta desses serviços
Modalidade: Concessão Administrativa
Investimento previsto: Em estudo
Prazo: Em estudo