Secretaria de Parcerias em Investimentos

Secretaria de Parcerias
em Investimentos

Início » Roadshow trata de transição energética verde proposta pelo Governo de São Paulo a empresários alemães
Share

Roadshow trata de transição energética verde proposta pelo Governo de São Paulo a empresários alemães

Evento reuniu líderes industriais do país europeu e representantes do Executivo Estadual no Palácio dos Bandeirantes. Secretário Rafael Benini apresentou o PPI-SP

O secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, participou, nesta quarta-feira (13), de roadshow com líderes industriais da Alemanha a convite do Governo do Estado de São Paulo. O evento, destinado a debater a transição energética verde e suas estratégias para revolucionar as indústrias siderúrgica, química e a produção de hidrogênio foi realizado no Palácio dos Bandeirantes e contou com a presença do governador Tarcísio de Freitas.

“Temos um espaço gigantesco em São Paulo para expandirmos os investimentos em energia verde. Temos condição de produzir e capacidade de liderar o processo de transição energética do país”, destacou o governador Tarcísio de Freitas.

O objetivo do encontro foi apresentar soluções funcionais para transição energética para um ecossistema verde. Durante o evento foram apresentadas estratégias, soluções técnicas e tecnológicas, além de comerciais e de posicionamento de marca para reinventarem suas indústrias e se destacarem como fornecedores preferenciais para instituições governamentais, fabricantes e clientes finais com foco no ecossistema criado pela transformação verde.

O secretário Rafael Benini apresentou os principais projetos de concessões e parcerias público-privado (PPP) para o desenvolvimento do Estado e falou sobre a importância de contribuir com a geração de empregos e fomentar a conversa sobre um modelo energético mais eficiente e sustentável.

“O Programa de Parcerias de Investimentos do Estado [PPI-SP] tem um alto potencial de aplicação de combustíveis verdes, alinhados com a questão ambiental”, destacou.

O encontro também foi uma oportunidade para tratar da conexão entre São Paulo e Alemanha para que o ecossistema verde seja funcional, sendo o Estado de São Paulo como gerador da energia verde e a Alemanha como consumidora desta energia e fornecedora de tecnologia, engenharia e expertise para o Brasil.

Os líderes alemães Dr. Alexander Becker, CEO na GMH Georgsmarienhütte Group (Siderurgia), Claus Sauter, CEO e proprietário na VERBIO Group (Biomassa e Química), e o Prof. Dr. Stefan Liebing, CEO e proprietário na Conjuncta GmbH (Projetos de Hidrogênio Verde) também palestraram para o público presente.

Já os executivos, Dr. John Benjamin Schroeder, managing-owner na holding MPC Hamburg (proprietária da Ferrostaal, entre outros), falou sobre projetos verdes revolucionários; a CEO na GOBAR GmbH, Fabiana Oscari-Bergs, apresentou o Life Cycle Asset Management (LCAM) baseado no exemplo de Amsterdã, e Andre Gellers, Managing Director Brasil na SMA Solar Technology SA, discursou sobre os desafios da energia solar dentro do ecossistema verde.

O evento foi promovido pelo Forum Brazil-German Space, fundação não-governamental, apartidária e sem fins lucrativos para o fomento das relações bilaterais industriais e comerciais entre o Brasil e os países de idioma alemão.


Secretaria de Parcerias em Investimentos
Imprensa.spi@sp.gov.br