Secretaria de Parcerias em Investimentos

Secretaria de Parcerias
em Investimentos

Início » Secretário Rafael Benini destaca relevância de PPPs para impulsionar o desenvolvimento social
Share

Secretário Rafael Benini destaca relevância de PPPs para impulsionar o desenvolvimento social

Titular da Secretaria de Parcerias em Investimentos participou, nesta terça-feira (18), de painel no PPP Americas 2023, realizado no Panamá

O secretário de Parcerias em Investimentos, Rafael Benini, destacou o impacto que as parcerias público-privadas (PPPs) podem desempenhar para melhorar a qualidade de vida da população paulista. Nesta terça-feira (18), ele participou de painel no PPP Americas 2023, maior encontro de discussão, prospecção e interação entre capital público e privado da América Latina e realizado pelo Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), no Panamá.

Além de representantes latino-americanos, a cúpula conta com a presença de emissários vindos da Europa e da Ásia.

Um dos projetos apresentados por Benini é o de adequação e manutenção de escolas estaduais. Na primeira fase, ao menos 100 unidades de ensino farão parte do projeto-piloto. A proposta está enquadrada no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP).

“Qualquer PPP social é importante e influencia positivamente na vida das pessoas. Hoje, o Estado de São Paulo tem mais de cinco mil escolas sob sua gestão e é preciso estar presente e fazer a manutenção de todas. O intuito é fazer a recuperação das estruturas já existentes e a manutenção delas com apoio da iniciativa privada”, destacou Benini.

Saneamento básico

O titular da Secretaria de Parcerias em Investimentos (SPI) também abordou a importância da universalização dos serviços de saneamento básico. Também nesta terça-feira, foi lançado o programa Universaliza SP, que vai oferecer apoio técnico a prefeituras com serviços ou autarquias municipais de água e esgoto para estruturação e modelagem de projetos de expansão, de acordo com as metas previstas pelo Novo Marco do Saneamento. A ideia é que os serviços sejam prestados de forma regionalizada para otimizar investimentos e para os projetos ganhem escala.

“A universalização do saneamento é mais uma área importante para nós. A ideia é juntarmos o máximo de municípios em blocos. Muitas vezes, as prefeituras não têm a escala suficiente para terem estações de tratamento de água ou de esgoto próprias. Então, o intuito desse programa é regionalizar os municípios para que se consiga ganhar eficiência nos investimentos”, reforçou Rafael Benini.