Secretaria de Parcerias em Investimentos

Secretaria de Parcerias
em Investimentos

Início » ViaQuatro, Instituto CCR e Museu da Língua Portuguesa promovem ação para escrita de cartas na Estação Luz
Share

ViaQuatro, Instituto CCR e Museu da Língua Portuguesa promovem ação para escrita de cartas na Estação Luz

A Oficina DePara na estação da Linha 4–Amarela oferece aos visitantes a chance de escrever uma carta por conta própria ou receber auxílio dos oficineiros para sua redação

Nesta segunda-feira (13), a estação Luz da Linha 4-Amarela do metrô de São Paulo será palco de mais uma edição do projeto DePara, essa em parceria entre a ViaQuatro, o Instituto CCR e o Museu da Língua Portuguesa, instituição da Secretaria da Cultura, Economia e Indústria Criativas do Estado de São Paulo.

Serão disponibilizados materiais de escrita, mesas e cadeiras para incentivar os passageiros a redigirem cartas. Oficineiros estarão presentes para orientar aqueles que precisarem de auxílio. A oficina acontecerá das 11h às 13h, em frente à Sala de Supervisão Operacional (SSO) da estação, com todos os materiais necessários fornecidos, incluindo papel, caneta, envelopes e selos. Ao final da atividade, as cartas serão enviadas pelo correio pela equipe do Museu da Língua Portuguesa.

A oficina, promovida pelo Museu da Língua Portuguesa, é patrocinada pelo Instituto CCR e tem como propósito estimular a expressão por meio da escrita de cartas. A CCR é patrocinadora do Museu através da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.

Estamos em uma estação que faz parte da história de São Paulo e que abriga um museu dedicado à nossa língua. Por isso, encontrar maneiras de conectar os passageiros com a possibilidade de escreverem uma mensagem de carinho para alguém especial faz muito sentido para a ViaQuatro e para o Instituto CCR”, afirma Antônio Márcio, Diretor da ViaQuatro. 

Para Camila Aderaldo, coordenadora do Centro de Referência do Museu da Língua Portuguesa, a escolha do local para o projeto faz muito sentido pela conexão com as histórias de quem passa pela estação.  “A Estação da Luz é lugar de movimento, de idas e vindas. Nosso projeto é um tanto disso: cartas são pensamentos em palavras que atravessam tempos e memórias para chegar a quem as recebe. Mais que uma oficina de escrita, o DePara é um lugar de encontro entre histórias, vidas, pessoas. Estar nas entranhas da estação é muito simbólico“.

Criado no ano passado, o projeto já teve mais de 900 participantes. A expectativa é de que em 2024 esse número cresça, uma vez que o Museu prepara oficinas de capacitação para que os interessados em levar o DePara para diferentes locais possam receber orientações e entender como viabilizar a ação.

As inscrições para a primeira oficina já estão abertas e podem ser feitas pelo Sympla (clique aqui). Serão dois encontros, que acontecerão nos dias 4 e 6 de junho, das 14h às 17h, na sede do Museu, localizado no prédio da Estação da Luz.

Democratizando o acesso à cultura

Parceiros desde a estreia da exposição Essa nossa canção, que atingiu mais de 189 mil visitantes durante sua exibição – entre junho de 2023 e março de 2024 – e da gratuidade aos sábados, a CCR é patrocinadora do Museu da Língua Portuguesa e apoia as atividades promovidas pela instituição, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura – Lei Rouanet.

Ação de escrita de cartas

Serviço:

Data: 13 de abril (segunda-feira)

Horário: das 11h às 13h

Local: Estação Luz da Linha 4-Amarela de metrô de São Paulo, gerenciada pela ViaQuatro