A ampliação da rede do metrô de São Paulo é um dos projetos qualificados no âmbito do Programa de Parcerias de Investimentos do Estado de São Paulo (PPI-SP). Ele inclui a implementação das Linhas 19-Celeste e 20-Rosa do Metrô e um investimento estimado em R$ 25 bilhões. Por meio de parceria público-privada (PPP), o projeto prevê serviços de expansão, operação e manutenção de linhas associados à avaliação de estratégias para participação do setor privado. O objetivo é expandir a capacidade de investimento do Metrô.
Atualmente, o Metrô conta com 101,1 km de linhas de trilhos já existentes e 35,8 km de extensões de linhas consideradas prioritárias. O projeto da L19-Celeste inclui um trecho com 15,8 km de extensão e 15 novas estações e a L20-Rosa, trecho com 30,2 km de extensão e 24 novas estações. A estimativa é que as novas linhas atendam cinco milhões de passageiros por dia.
Os estudos estão sendo realizado pela International Finance Corporation (IFC) do Banco Mundial, que é a maior instituição global, sendo referência no desenvolvimento de projetos voltados ao setor privado em mercados emergentes para melhoria da prestação de serviços públicos.